My Stick Family from WiddlyTinks.com




Crianças desafiadoras

terça-feira, 27 de outubro de 2009

 

Ontem quando postei disse que voltaria só na quinta, mas resolvi escrever hoje.

 

É que esses dias conversando com uma amiga, sobre birras e o quanto nossos filhos nos desafiam no dia a dia, ela disse que iria me enviar por e-mail um texto bem bacana que ela leu e o melhor, está testando com a ferinha de três anos que tem em casa.

 

Li, gostei, vou testar e agora repasso para vocês que também têm em casa ferinhas desafiadoras.

 

Beijos

 

 

- Crianças desafiadoras - opções divertidas -

 

Até a criança mais desafiadora tem pena de nós se parecemos totalmente incompetentes. Aqui vão sugestões divertidas para aumentar a auto - confiança do seu filho até 4 anos.

 

De vez em quando:

 

- SEJA INCOMPETENTE: vista sua camisa ao contrário, erre enquanto conta até cinco, só para dar à criança a oportunidade de ELA corrigir você;

 

- SEJA DESAJEITADO: escorregue do sofá, segure o telefone de cabeça para baixo;

 

- SEJA CEGO: pergunte "cadê o...?" quando está bem na sua frente. Quando ela apontar, você pergunta "cadê? Não enxergo!"

 

- SEJA FRACO: tente agarrá-la, mas deixe-a escapar a cada vez.

 

- SEJA UM BEBÊ: tente tomar algo da mão dela, mas faça manha e diga "É MEU", com voz melosa. Deixa-a desafiá-lo.

 

- ESTEJA ERRADO: diga "Opa, você não é a Mariana! Você é o Vovô!" Ela vai rir e dizer "seu bobo, eu sou a Mariana sim".

 

- SEJA BOBO: diga que você precisa ver se ela lavou as mãos direito, mas inspecione os pés. Aí diga "você está me enganando! Isso não é a sua mão!", então examine os bolsos.

 

- SEJA ARROGANTEMENTE INCORRETO: Cante orgulhosamente uma música conhecida da criança, trocando a letra. Ela vai adorar corrigir você, mas responda "eu não disse isso". Aí cante errado de novo e antes que ela corrija "eu não errei. Eu sou o MELHOR cantor do mundo".

 

- SEJA PASSIVO: Quando ela está emburrada, ofereça várias opções absurdas, só para dar a ela a oportunidade de dizer um sonoro NÃO. "Quer comer lama?" "Por favor, pense bem. Lama!" Aí diga "tudo bem, você venceu. Faça o que você quiser! Você nunca faz o que eu quero mesmo!"

 

Permitir que seu filho rejeite suas opções é um truque diplomático. Depois de recusar várias ofertas, ela vai se sentir respeitada e terá mais facilidade em concordar com você em outras situações.

 

- SEJA ESQUECIDO: pegue o sapato da criança e diga "me dá aqui seu... Como é mesmo o nome? Esqueci." Repita várias vezes. Por fim, ela vai ficar cansada e terminar a frase para você. Ela vai se sentir tão esperta!

 

É uma boa idéia fazer-se de bobo?

"Claro que seu filho sabe que você não é um idiota. Afinal de contas, na maior parte do tempo você é forte e inteligente. Isso é só uma tática divertida - não um estilo de educar os filhos em tempo integral! Fingir-se de bobo de vez em quando é como brincar de esconde-esconde e fingir que não encontra a criança, ou brincar de luta e deixá-la derrubar você. Não se preocupe em perder o respeito do seu filho. Você não perderá! De fato, agir feito bobo de vez em quando ensinará ao seu fiho uma lição de vida valiosa: mesmo as pessoas mais perfeitas (para ele, os pais) às vezes cometem erros."

 

Mas, Doutor, eu pareço uma demente!

"Não se surpreenda se você sentir-se pouco à vontade - quer dizer, um pouco esquisita - quando começar a falar a linguagem infantil - independentemente de onde viva. No começo, a maioria dos pais evita fazer isso na frente dos outros. "Dá vergonha!" (alguns pais praticam sozinhos no banheiro - de frente pro espelho, é ótimo).

 

Como eu digo, falar calmamente funciona com crianças calmas e tranqüilas. Refletir a intensidade emocional da criança é geralmente necessário para ajudar crianças aborrecidas a sentirem-se respeitadas e compreendidas. Demonstrar compreensão quando a criança está brava transmite a mensagem de que você ainda a ama, mesmo quando ela está nervosa."

 

 
posted by Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana at 10/27/2009, |

0 Comments: