My Stick Family from WiddlyTinks.com




Limites

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Quem tem filho sabe que essa palavrinha faz parte da nossa rotina, estamos sempre impondo limites aos pequenos, e muitas vezes impondo limites a nós mesmos.

 

Enquanto bebê a imposição de certos limites não se fazia tão necessária, acabamos por deixar algumas coisas para depois... Mas o depois chegou, quando completou dois anos o Francisco deu um salto enorme de desenvolvimento e foi imprescindível estabelecer alguns limites... E também foi à hora de sentarmos e ver de fato o que realmente podia ou não ser feito por ele.

 

Na net encontrei um texto muito bacana, com algumas dicas para mamães e papai estabelecerem limites com seus filhotes.

Fica aqui a dica.

 

Só não lembro o site que tirei o texto.

 

Estabelecendo limites

 

Como estabelecer limites - crianças até 4 anos

 

"Ser pai e mãe não é um trabalho politicamente correto o tempo todo". Sua família NÃO é uma democracia! É uma ditadura benevolente, na qual, você, pai/mãe trabalha como embaixador E criador das regras.

 

Sete Passos para estabelecer limites:

 

1. Tenha expectativas apropriadas: é melhor remover objetos frágeis do alcance da criança do que tentar mudar a criança para desistir de tocar os enfeites e bibelôs.

 

2. Escolha limites que você sabe que pode reforçar: como pai e mãe, é impossível ganhar todas as disputas. É impossível fazer com que a criança coma brócolis, peça desculpas, compartilhe os brinquedos, escove os dentes, não tenha medo, use sempre o penico, etc, etc. Se você fizer de tudo um cavalo de batalha, vai acabar perdendo sua autoridade - caos e desafios virão a seguir.

 

3. Use frases curtas e positivas: Evite "Filha, venha aqui e guarde os brinquedos na caixa, depois de calçar os sapatos", tente "brinquedos na caixa" e depois "sapatos agora!". Ao invés de dizer "não corra" ou "não suba na cadeira", experimente "aqui é lugar de caminhar" ou "cadeiras são feitas para sentar".

 

4. Seja consistente. Seja consistente. Seja consistente: não mude as regras a cada dia.

 

5. Use a linguagem da criança para um sucesso máximo: frases curtas, repetição, voz expressiva e gestos e expressões faciais DRAMÁTICOS.

 

6. Evite mensagens ambíguas: Não sorria ou use uma voz melosa se está falando sério.

 

7. Seja criativo: alguns exemplos sobre como dar ordens a crianças desafiadoras são cochichar, fazer um som de trumpete antes de anunciar o que vem a seguir, colocar um chapéu engraçado, mostrar a ela como as meias sujas vão marchando "sozinhas" para o cesto porque não agüentam mais ficar no chão."

 

Coloque a raiva pra fora!

 

Ajude seu filho a colocar a raiva pra fora ANTES que vire uma explosão de birra.

 

* 12-18 meses: mostre a ela como manifestar a frustração. Pisoteie o chão, bata palmas, balance sua cabeça vigorosamente, e encoraje-a a dizer "grrrr" quando ela está nervosa.

 

* 18-24 meses: faça todos os exemplos acima e deixa-a repetir: "NÃO !" ou "É MEU !" ou "PÁRA", dependendo da situação.

 

* 2-3 anos: num dia calmo, pratique com ela diferentes expressões faciais "mostre-me sua cara feliz... sua cara triste... sua cara brava". Mostre a sua, para ela entender. Mostre figuras de pessoas com expressões do tipo. Procure e recorte com ela figuras de revistas das diferentes expressões faciais e monte um álbum de emoções.

 

* 3-4 anos: ensine a ela palavras para usar quando ela está chateada. Use figuras e pergunte: "como se sente este menino?" "por que aquela menina está triste?"

 

Três erros comuns: comparação, exagero, mágoa.

 

Evite comparar: "seu irmão faz, por que você não faz?". Focalize somente na atitude daquela criança, as dos outros não vêm ao caso.

 

Evite exagerar: não diga "você NUNCA faz..." ou "você SEMPRE desobedece". Mesmo que sejam verdadeiros (raramente são), desmoralizam a criança e causam ressentimento. Use frases do tipo "você e eu", "quando VOCÊ grita comigo, EU me sinto triste". Ou então dê à criança a oportunidade de corrigir uma ação "você geralmente guarda os brinquedos, acho que hoje deve ter esquecido".

 

Evite palavras que magoam: Se estiver aborrecido, critique a AÇÃO do seu filho, nunca O SEU FILHO. Não diga "você é feio porque bateu no amigo", mas "bater é feio".

 

Findi chegando, oba, oba , oba...

 

Amanhã vou levar o Francisco para mais uma coleta de sangue... a segunda parte da coleta para "aqueles" exames que a gastro pediu, já vou ver a data que todos exames ficaram prontos e já vou marcar a consulta com a Dra.

 

Domingo tem churrasco e bolo na casa da minha cunhada, aniversário do meu sobrinho Henrique, que completou um aninho na quarta.

 

Era isso então !!!!!

 

BOM FINAL DE SEMANA!!!!!

 

 
posted by Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana at 10/16/2009, |

0 Comments: