My Stick Family from WiddlyTinks.com




2 a 3 anos - O valor das moedas

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

 

Parece exagero, mas por volta dos 2 anos e meio seu filho já pode iniciar seu aprendizado de como lidar com o dinheiro. Prepare-se, pois é nessa fase que ele irá fazer as primeiras tentativas de convencê-la a comprar brinquedos, balas e outros objetos de seu interesse. Quem nunca ouviu de uma criança "mãe, compra isso?" ou "o Fulaninho tem, também quero"? Este é o maior sinal de que está na hora de introduzi-lo no universo "financeiro". Num mundo ditado pelo consumo desenfreado, ensinar desde cedo o valor das coisas pode fazer a diferença no futuro.

Mostre-lhe as primeiras moedas. Dê ênfase aos desenhos que possuem, às diferenças de tamanho e de cor. Algum tempo depois, apresente-o às cédulas. Use os mesmos recursos e complemente a explicação dizendo que não podem ser rasgadas, molhadas nem amassadas. Nesse momento, ainda não há espaço para falar em valores. Essa noção se dá apenas a partir dos 7 anos.

Quando a criança tiver de 3 a 5 anos, que tal providenciar um pote transparente para guardar parte das moedas da semana? Nele, a criança poderá ver, concretamente, o quanto acumula. Não precisa dar muito dinheiro: basta um real por semana. Nessa idade, é melhor dar semanada, e não mesada, porque ela ainda não tem muita noção de tempo.

 

Fonte: Site da Revista Crescer

 
posted by Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana at 10/14/2009, |

0 Comments: