My Stick Family from WiddlyTinks.com




Dia das crianças

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

 

Bom dia!

 

Enfim chegou a sexta feira, que deliciaaaa... Ando num cansaço sem igual e um feriadão vai ser otimooooooooooo...

Estamos com a agenda cheia para o final de semana:

No sábado, já bem cedo vou levar o Francisco para fazer os tais exames, e como tem que ter jejum de 8hs, quero ir cedo para depois poder dar a mamadeira dele... Depois vou passar o dia na casa da minha prima Nilva, com minhas afilhadas Camila e Juliana, e aproveitar para o Francisco ver a dindinha Carol.

À noite teremos visita, minha cunhada vai com a família jantar lá em casa...vai ser otimoooooooo, o Francisco adoraaaaaaa o Henrique e a Jheni (minha afilhada)ooooooooooo...

No domingo, minha irmã vaia para casa dos meus pais e meu pai vai fazer o tradicional churrasco para os netos... Desde que se tornou vovô ele faz...churrasco com muito coraçãozinho que é o favorito da Maiara  ( minha afilhada )e do Francisco...

Acho que minha cumadre Geise vai pra lá também junto com a minha afilhadinha Mariana.

De tarde temos a festinha de aniversário do Antony, filho de uma grande amiga, a Fernanda.

Na segunda quero ver se vou tomar café na casa da minha prima Dani, ver meu afilhado Gu e aproveitar para levar o Francisco para brincar com ele...

Assim só não vou ver minha afilhada Ana Carolina, que agora está morando em Santa Catarina, mas vou ligar para ela, ao todo tenho 7 afilhados, tento dividir meu tempo com eles.

Tento participar bastante da vidinha deles, que são meus filhos tb de certa forma. No meu entendimento ser dinda não é só dar o presente, mas sim também estar presente, e isso tento fazer ao máximo... Não só no dia da criança, mas sempre !!!

Tenho uma enorme vontade de fazer uma festa de dia da criança lá em casa.... Convidar os afilhados, e os amiguinhos do Francisco... Festinha com muito doce e brincadeiras... esse ano ainda não vai rolar, pois estou sem grana... mas um dia poderei realizar esse meu "sonho".

Já comprei o presente do Francisco e estou me segurando para não dar antes da data... acho que ele vai gostar.

E além disso quero brincar muitoooooooooo com ele...  Nessa semana ele começou a contar historinhas, pegou o Livro do Pooh que dei no natal, ai ele abre e começa:

- Era uma vez ...

Nomeia os personagens e desenhos que tiver na pagina, fecha o livro e diz que acabou a história... hehehe uma figurinha...

 

Por falar em brincar, vou postar abaixo um texto que recebi por e-mail e que fala justamente sobre brincar com seu filho, brincar muito.

 

 

Cinco razões para seu filho brincar muito

 

TODA CRIANÇA TEM DIREITO A BRINCAR, BRINCAR E BRINCAR MAIS UM POUQUINHO. É COMO ELA SE DESCOBRE, DESCOBRE O MUNDO, APRENDE A RESPEITÁ-LO E A RESPEITAR AS PESSOAS QUE MORAM NELE. SE É BRINCADEIRA, LIBERE GERAL. QUER SABER POR QUÊ?

 

1.Porque é preciso muito pouco para se divertir

 

Toda criança é capaz de brincar, criar, fantasiar e se divertir com pouco. Muitos adultos acreditam que quanto mais sofisticado for o brinquedo, mais atraente ele será. Pode atrair a atenção dos pequenos, sim, mas repare como uma simples boneca de pano ou um carrinho de madeira rende diversão para um dia todo. É a fantasia presente na brincadeira, e não a tecnologia, que ajuda a criança no seu desenvolvimento.

 

2.Porque desenvolve a criatividade

 

Quando seu filho está falando com os bonecos e fazendo de conta que um pedaço de madeira é, na verdade, um enorme cavalo, ele está desenvolvendo sua capacidade simbólica. De quebra, trabalha também seu raciocínio criativo, habilidades visuais, inteligência e coordenação motora. Isso tudo não só brincando de cavalinho, não. O simples "brincar" consegue fazer tudo isso.

 

3.Porque une pais e filhos

 

Ao observar uma criança brincando, o adulto pode compreender como ela vê e constrói o mundo, como ela gostaria que as coisas fossem, o que a preocupa e os problemas que a cercam. Se sua filha diz, na brincadeira, que a boneca dela anda muito triste porque está com saudade da mamãe – e você anda trabalhando muito - sua filha pode estar tentando te dizer que está sentindo sua falta. Usando o mote da boneca, está aí uma oportunidade de você bater um papo com sua pequena. E explicar, por exemplo, que a mamãe tem de trabalhar, mas é apaixonada pela filhinha.

 

4.Porque se aprende a controlar o corpo e a mente

 

Amarelinha, pula-corda, queimada, futebol, pega-pega... Já parou pra pensar nos múltiplos desafios que seu filho tem de enfrentar para brincar? Primeiro, é preciso respeitar as várias etapas de uma sequência, prestar atenção em seu corpo e em seus movimentos e obedecer às regras. Assim, a memória vai formando padrões e a criança desenvolve a capacidade de prestar atenção.

 

5.Porque se aprende a viver em sociedade

 

Brincando, seu filho aprende a preciosa arte de aprender a respeitar o próximo e as regras. Saber perder, esperar sua vez, negociar, defender seu ponto de vista, errar naquilo que queria acertar, ter motivação para recomeçar, buscar uma solução para aquilo que precisa e resolver conflitos são algumas das situações que a criança se depara com uma simples brincadeira. Formará, assim, sua habilidade de se relacionar e viver em sociedade.

 

 CONSULTORIA: LOURDES ATIÉ, MÃE DE BÁRBARA, SOCIÓLOGA COM PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONSULTORA EDUCACIONAL DA FABER-CASTELL.

 

 
posted by Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana at 10/09/2009, |

1 Comments:

oi querida nossa a agenda ta cheia mesmo...
Ta muito lindo e fofo o Francisco, adorei as fotos.
desejo um "feliz dia das crianças"pro lindao.
bom feriado a todos!