My Stick Family from WiddlyTinks.com




Dois anos e cinco meses

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

 

Hoje meu pimpolhinho completa dois anos e cinco meses, ou 29 meses de vida...

 

E é com imensa alegria que comemoro mais um mêsversário, aquele garotinho tá uma figura, esperto, comunicativo, fala pelos cotovelos e claro, encantador, encantador como só ele poderia ser... Que nem dormindo deixa de ser... (pausa, minha baba tá pingando no chão rsrsrsrs), mesmo quando apronta sabe fazer uma carinha linda, que preciso me esforçar bastante para dar a bronca e não ceder aos seus caprichos, enche-lo de beijos e assim o estar estragando para vida.

 

Ele com certeza é o meu amor maior.

 

Abaixo um resumo do desenvolvimento dele nesse período, COMENTADO:

 

A criança de 2 anos e 5-6 meses

 

Desenvolvimento motor: dons artísticos

 

Logo logo você vai notar algumas mudanças naqueles rabiscos irreconhecíveis. Em uma primeira etapa, por volta de 1 ano, 1 ano e meio, tudo o que seu filho conseguia fazer era segurar o giz de cera com praticamente a mão toda e movimentá-la ao acaso pelo papel. Depois passou a fazer linhas mais retas, valendo-se mais do pulso.

Por volta de 2 anos e meio, os dedos passam a ter mais agilidade, e muitas crianças já conseguem segurar o lápis entre o dedo indicador e o polegar. Com isso, têm melhor controle do que fazem e algumas formas começam a aparecer, como círculos ou linhas curvas de um arco-íris.

Incentive os dotes artísticos tendo em casa bastante material para brincar, como giz de cera, canetinhas, tinta, argila ou massinha (fique de olho no selo do Inmetro para garantir que são apropriados para a idade da criança). Não se preocupe muito com resultados "concretos", já que o que importa mesmo agora é o "fazer".

 

Comentário: Realmente, os desenhos que ele fez no ano passado, após o natal... eram rabiscos e mais rabiscos... sem sentido pra quem via, mas para ele devia ter algum.

Vamos ver agora.

 

Atenção para detalhes

 

É impressionante o olho e o ouvido que crianças desta idade têm para detalhes. O que ocorre é que tantas coisas e experiências novas criam uma atenção especial para sons, cores, tamanhos e movimentos que a maioria de nós nem percebe mais. Não se surpreenda ao ouvir comentários sobre o "tiquetaque do relógio" ou o "chapéu azul do carteiro".

Seu filho vai também perceber relação entre características similares, como a barba do vovô e a barba do Papai Noel.

Toda essa atenção com os detalhes explica por que ele nota tão rápido uma mudança na disposição dos móveis da sala, um corte de cabelo novo ou a página arrancada de um livro (e geralmente pede para que tudo volte a ser como antes!).

 

Comentário: Aconteceu um episódio assim já, ou melhor dois agora me vem a cabeça: O primeiro, foi quando ele viu a vó materna e perguntou se ela tinha cortado o cabelo, recebeu uma resposta afirmativa e disse que ela tinha ficado bonita de cabelo novo. E a outra foi com o vô materno, quando meu pais trocou os óculos ele notou logo que o vô chegou em casa e disse que era feio... kkkk

 

Desenvolvimento emocional e social: volta no tempo

 

Não seria uma maravilha se o desenvolvimento só fosse feito de avanços? Só que, como praticamente tudo na vida, às vezes os passos são para frente e às vezes para trás. Por exemplo, uma criança que já dormia bem a noite toda começa a acordar de novo todos os dias às três da manhã. Ou a chupeta que estava perdida e esquecida volta com força total para a boca.

Crianças regridem dessa forma por vários motivos, como estresse (bebê novo em casa, volta da mãe ao trabalho, pai demitido, briga de casal, comportamentos agressivos por parte dos pais) ou medo (do escuro, de um monstro, de separação dos pais). O empenho muito forte em aprender uma nova habilidade também pode levar ao "esquecimento" de outra.

Se isso acontecer, o melhor que você tem a fazer é dar muito carinho e segurança, sem criar grandes dramas. Não é o fim do mundo ceder um pouco, só deixando claro os limites ("Sim, pode ficar de fralda por umas horinhas e depois a gente volta para a cueca, tá?"). Crianças crescem, não tem jeito, e não vai demorar para que ele mate a saudade do comportamento de "bebê" e esqueça do assunto.

Caso ache que realmente há algo de errado, não hesite em conversar com o pediatra. É raro, mas pode acontecer de uma disfunção física provocar a perda de habilidades previamente conquistadas.

 

Comentário: Pois é, depois do ultimo resfriado, a rotina de sono do Francisco deixou de ser uma "boa" rotina, pois primeiro passou mais de semana acordando durante a noite, coisa que não fazia à tempos e agora que voltou a dormir a noite toda, voltou a madrugar acordando as 6hs da manhã, horário que levanto para ir trabalhar. Sei que são fases, sinceramente não fico estressada, logo ele volta dormir até um pouco mais tarde, 1h ou 2 e a mamãe já fica imensamente feliz.

 

É meu!

 

É quase regra: crianças de 2 anos brincando acabam disputando o mesmo brinquedo. Elas tendem a ser super protetoras em relação a seus objetos, e a capacidade de emprestar e dividir só vai surgir de verdade daqui um ou dois anos. Para evitar disputas acirradas, você pode:

• Usar bastante as palavras "dividir", "emprestar" e "compartilhar" ("Quer que a mamãe empreste a revista para você ver?").

• Apartar as brigas tirando o objeto do desejo e redirecionando as crianças para outra atividade ("A boneca vai descansar agora. Vamos fazer bolhinhas de sabão?").

• Planejar atividades em que cada criança possa ter um item próprio, como brincar com massinhas ou desenhar na cartolina.

• Elogiar seu filho quando dividir algo com um coleguinha. A chamada técnica do reforço positivo dá muito certo.

 

Comentário: Bom, já aconteceu diversas vezes isso.. a história do é meu, é meu, até já postei aqui. Mas notei que melhorou um pouco essa questão lá em casa, desde as primeiras vezes que notei esse comportamento no Francisco, expliquei que o brinquedo era seu sim, mas que ele podia emprestar para o amiguinho, assim como ele também gostava de brincar com o brinquedo dele, claro, as vezes ainda isso não é aceito de primeira, mas ele está assimilando melhor. Tento também como foi sugerido acima, tirar a atenção do brinquedo em foco e mostrar uma outra brincadeira onde todos podem brincar e se divertirem. É assim mesmo... logo essa fase passa de vez.

 

Desenvolvimento da memória

 

Do que será que uma criança de dois anos consegue se lembrar? Cada dia mais coisa. Existe um jeito de pensar conhecido como pensamento simbólico, o que basicamente quer dizer que ela consegue ver com os olhos da mente. À medida que experiências e hábito criam novas conexões no cérebro, cresce a capacidade de acessar essas imagens captadas no dia-a-dia.

Daí ela se lembrar de como é o urso que perdeu, da rua da casa da vovó, da comida que comeu na festa do amigo ou do programa que fez com você no fim de semana passado.

Estimule esses alicerces da memória fazendo muitas perguntas sobre coisas que ela sabe ("Como é mesmo que se chama a mãe do Felipe?") e, ao anoitecer, faça uma retomada de tudo o que aconteceu durante o dia ("E depois que você almoçou, a gente foi aonde?").

 

Comentário: Francisco é bom de memória, a tempos já sabe o trajeto para casa do amiguinho Gustavo rsrsrsrs... e com certeza vale muito a pena estimular isso.

 

Fonte: http://brasil.babycenter.com/toddler/desenvolvimento/vinte-nove-meses/

 
posted by Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana at 10/22/2009, |

2 Comments:

Olá Vivi,

Sei que faz tempo que não passo por aqui, ando com a vida louca de tanta correria, mas estou tentando voltar a postar com mais frequencia e comentar no cantinho de vcs tb.
O Francisco tá uma graça, lindo de viver.
Parabéns pela mamãe que vc é!
Beijos
Pri e Isa
Nossa adorei
É incrivel como crescem rapido ne
?
Meu filho mes que vem fará 4 anos..E eu nem vi o tempo passar

bjus