My Stick Family from WiddlyTinks.com




Certo ou errado

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

É engraçado como a gente lê por ai sobre o que é certo ou errado, tem coisas que escuto ou leio que acho tão absurda que prefiro fingir não escutar ou que li algo assim.

 

Sempre tem alguém para dizer que estamos totalmente errados em praticar a cama compartilhada, em fazer uso da amamentação à livre demanda, não colocar o filho no quarto dele desde a sua chegada, aceitar que ele não coma ou coma poucas frutas, legumes e verduras... e por ai vai... Para criticar sempre tem um monte de gente na fila... e essas foram algumas das "criticas" que ouvi nesses dois anos na função de MÃE.

 

Sobre a cama compartilhada – Pratiquei e hoje ainda pratico em algumas noites, nunca achei errado, pois cada um sabe de si... Comecei logo que o Francisco nasceu pois era maio, e achava que era frio demais, achava o berço dele de um tamanho sem igual, uma coisa congelante, depois com o passar das semanas, o cansaço batendo e eu acordando diversas e diversas vezes para dar o peito pro guri, foi que um dia achei mais pratico deixar ele em nossa cama, assim era só tirar o peitão para fora e o deixar mamar enquanto quisesse, a praticidade falou mais alto nesse momento e era tão bom, ter ele tão pertinho. Sempre tive total apoio do Gelson nesses momentos que também babava com aquele projetinho de gente adormecendo, sendo aquecido por milhares de cobertores e tendo como escudo para o frio nossos corpos, de um lado o papai e do outro a mamãe, barrando o frio.

 

Sei que logo chegará a época que momentos como esses não existiram, que estaremos numa outra fase, então porque não aproveitar.

 

Amamentação à livre demanda – Sim sou TOTALMENTE A FAVOR, o Francisco mamou sempre que quis, bastava um chorinho e eu estava lá, já o colocando no peito, muitas das vezes nem era de fome que ele chorava, mas queria estar perto, queria um carinho e pra que maior troca de afeto que a hora de amamentar, é uma intensa troca de carinhos (ai, deu uma saudadeeeeeee), até os três meses ele mamava de 2em 2 horas, fosse dia, fosse noite... Depois foi diminuindo as mamadas nortunas, por vontade dele, quando voltei ao trabalho ele estava com cinco meses e meio, ainda mamava no peito, só que ao invés de mamar apenas duas vezes na noite como estava sendo, a coisa voltou ao que era antes, ele mamava a cada 2 ou 3 horas na noite, foi difícil pois tinha que estar acordada as 6hs da manhã para sair e trabalhar, mas mais uma vez fui pela vontade do Francisco, ele que mamasse o quanto quisesse e quantas vezes quisesse, amamentei ele até os 11 meses, quando parou foi tranqüilo pois meu leite foi diminuindo aos poucos e eles gradativamente foi passando do peito para mamadeira, sem gerar traumas para ninguém.

Nessa época voltamos a intensificar a cama compartilhada hehehehe.

 

Essa fase já passou e posso dizer que amamentar foi uma experiência maravilhosa, que curti cada minutinho, até aquela mastite dolorosa no primeiro mês me ensinou alguma coisa, sinto saudades, mas nunca me senti frustrada, fiz tudo que acreditava ser o certo, e nem no auge do cansaço me arrependi.

 

Filho num quarto separado dos pais – Quando engravidei já tinha em mente montar dentro do nosso quarto, o cantinho do Francisco e esse cantinho está lá, até hoje. Só agora comecei a pensar em arrumar o quarto que temos, arrumar e tornar ele no Quarto do Francisco, pelo menos pra gente foi bom, nunca nos tirou a privacidade, nunca me vi levantando mil vezes a noite para amamentar, acho até que eu não iria dormir, seria um horror talvez, mas ao certo não posso dizer pois não passei por isso, Prefiro opinar sobre as experiências que vivenciei.

 

Sobre a questão de dormir, lá em casa isso foi e continua sendo um processo lento e gradativo, primeiro ele acordava diversas, milhares de vezes, depois acordava uma ou duas vezes durante a noite, muitas delas para pular para nossa cama onde se aninhava e dormiaaaaaaaaaaaaaaaa, coisa linda de ver e viver. E agora ele já dorme a noite inteira, exceto aquelas coisinhas chatas que teimam em acontecer quando já temos uma rotinha, mas já aprendi que faz parte.

 

Acho que a fase de troca de quartos vai requerer uma bosa dose de paciência dos papais, pois será uma grande mudança na vidinha do Francisco, mas vamos conseguir, lentamente vamos fazer a transição.

 

Comer bem – Francisco já passou por diversos probleminhas devido ao seu intestino preguiçoso, já corri com ele para médicos muitas e muitas vezes, hoje ele faz tratamento com uma gastro pediatra e o problema já está praticamente resolvido, aleluia.

Só que durante isso penei, penei muito com os comentários do tipo, dá mamão pra ele, oferece suco de ameixa, ele tem que comer legume e blá, blá, blá... todo mundo tem uma receitinha, nem sempre o pessoal palpita por mal, mas tem gente que enche o saco de fato.

 

É obvio que ofereço frutas, verduras e legumes para meu filho, só que nem sempre é aceito né gente. Criança passa por fases de fechar a boca pra tudo que é saudável, e por ironia do destino a fase do Francisco coincidiu com a fase do intestino preso.

 

Tinha também aquela semana que ele comia maça, ai era só maça, maça, maça, ai do nada ele rejeitava a maça e queria comer abacaxi, ai era só abacaxi, abacaxi, abacaxi... então, era aquele troca-troca , só que a ingestão que ele fazia não era suficiente para o intestino funcionar.

 

Depois desse quilométrico texto acho que posso finalizar escrevendo que, não escrevi tudo isso para ser modelo de alguém, ou que estas são as melhores escolhas. Mas resolvi compartilhar aqui qual foi a minha escolha e que eu não me arrependo.

 

A única coisa que tenho certeza é que cada um deve fazer o que acha certo, que após ouvir a opinião de alguém, seja amigom pediatra ou até mesmo ler um livro que ensine a lidar com a vida de um bebê, pare, pense, reflita e faça o que acha certo, sexto sentido de mãe funciona pra caramba gente, Acho que para sabermos se estamos ou não fazendo o certo, devemos ver se estamos seguros e confortáveis com as escolhas que estamos fazendo, se positivo, então está certo.

 

O que me deixa bem triste é saber de algumas mães que ficam chorando na sala, enquanto ouve o filho chorar no quarto, porque o pediatra ou outro especialista ensinou que é assim que os bebês devem aprender a adormecer.

 

Mas eu continuo acreditando, que meu sexto sentindo de mãe está apontando para o lado certo, o papai também tem esse sexto sentindo bem aguçado. E isso nós dá a certeza de que nós estamos fazendo o melhor.

 

 

 
posted by Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana at 10/29/2009, |

2 Comments:

Ai qto tempo sem passar por aqui...passei para sabr como vcs estão..
Beijos
oi querida amei teu post penso como tu, entao somos duas hehehe...tambem faço as tuas palavras as minhas, aqui em casa usei a cama compartilhada com o Caio e agora ta a Mariana hehehe, adoro dormir com eles, é tao bom né, ficava preocupada com o frio, ate que no inicio a Mariana dormia no berço, mas depois comecei a cansar e botei ela na minha cama, foi bem mais pratico...sobre o mama tambem penso assim, a Mariana mama o quanto quer isso que ja esta com 1 aninho, ja come outras coisas, enquanto ela quizer vai ser assim, o meu filhote mais velho mamou ate os 3 anos e meio, e eu so tirei porque iria fazer a cirurgia para retirar a vesicula, porque senao eu acho que estaria dando ate hoje hehehe...sobre a comida, eu acho que a gente insistir numa alimentação saudavel, mas tem que estar de acordo com a criança, nao tem como enfiar guela abaixo né...adorei o teu post....bjs

Muita linda a foto.