My Stick Family from WiddlyTinks.com




Primeiro Xixi

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Na quarta passada (05/08/2009) pela primeira vez o Francisco pediu para fazer xixi no vaso sanitário.

 

Bom, lembro que escrevi um post falando sobre tirar fraldas, que ia começar e blá, blá, blá...  Algumas mamães mais experientes me disseram que não seria a melhor hora, pois o Francisco ainda era novinho demais, nas minhas férias em março tentei algumas vezes. Nunca obtendo sucesso. Ai aconteceu o problema do coco, ele não fazia coco, passei o março todo correndo com ele por isso, começamos um tratamento com uma gastro pediatra e ela me orientou a adiar o desfralde, pois eu poderia gerar traumas para o Francisco, que primeiro eu deveria tratar o problema do coco e depois pensar em tirar as fraldas dele.

 

Bom, com isso decidimos que deixaríamos para o verão de 2009.

 

Agora, passado alguns meses, o Francisco já fazendo coco regularmente, continuando com consultas com a gastro pediatra a cada dois meses, temos falado pra ele sobre usar ao banheiro para fazer o xixi e o coco, que isso é normal e como ele está crescendo e virando um homenzinho também deverá fazer...

 

E foi que ontem por conta própria quando eu disse que ia ao banheiro fazer xixi ele disse que queria tb.

 

Juro que eu não acreditei muito, mas mesmo assim tirei a fralda e coloquei-o pra fazer xixi, e não é que o danadinho fez. Foi engraçado e muito legal, pois ele ficava rindo e dizendo que o Chico estava fazendo xixi no vaso hehehehe...

Claro que vou esperar esquentar, mas sempre que ele pedir vou levar no banheiro para ir assimilando a idéia...

 

Mas ele segue pedindo pelo menos uma vez ao dia, normalmente à noite depois que chegamos do trabalho.

 

Muito legal!

 

Segue uma reportagem do site da Revista Crescer em relação a tirar as fraldas:

 

Adeus às fraldas

 

Seu filho completou dois anos de idade? Então, chegou o tão esperado momento de tirar as fraldas! Ansiedade e receio de não dar conta do desafio são sentimentos comuns nesta época. O segredo é o de sempre: fique tranqüila que no final tudo dá certo (dureza é agüentar a chegada do final)!

 

Algumas atitudes de seu próprio filho servem como dicas para lhe ajudar a perceber se ele já está preparado ou não para o momento. Por exemplo: se já fala e anda bem, pode estar pronto para começar o treinamento de se sentar no penico. Outro indício é quando ele demonstra incômodo com o uso da fralda. De qualquer forma, o processo tem de ser natural e tranqüilo. Caso contrário, a criança pode entender que fazer xixi e cocô no vaso é um castigo.

 

Comece pela retirada da fralda diurna. Procure fazer a transição durante o verão, época em que a criança transpira mais e não usa tanta roupa. Um rápido aprendizado sobre os novos objetos (penico, calcinha, cueca) e o ambiente (banheiro) que farão parte de sua nova rotina deixa a situação mais natural.

 

Ensine os nomes (penico, privada, vaso sanitário) e a forma como deverão ser usados: se sentar no vaso, puxar a descarga, se enxugar (no caso das meninas) e lavar as mãos. Esse período de reconhecimento pode durar dois meses.

 

Compre um adaptador – uma mini tampa de vaso sanitário – ou um penico, desde que este fique dentro do banheiro. Assim como prato de comida, penico não costuma ter pernas e andar pela casa. Explique para a criança que, a partir daquele momento, ela vai usar o banheiro, como os pais e os outros adultos.

 

Para isso, deve sempre chamar um acompanhante para ajudá-la. Deixe que fique sentada no vaso, se tiver vontade. Nunca a obrigue nem tenha pressa. Ao notar que já consegue dizer quando tem vontade de ir ao banheiro, retire a fralda da manhã. Mas antes tenha certeza de que a criança está realmente preparada. Depois que tirou a primeira vez, melhor não voltar atrás. Mas se percebeu que o filho ainda não está maduro, também não há o menor problema em colocar novamente a fralda e retomar o processo mais adiante. Sem sofrimento.

 

No começo, muito xixi (e infindáveis cocôs) vai vazar nas roupas e sua pior reação é brigar. Faça o contrário. Respire fundo e não desista. Leve-a ao banheiro quantas vezes forem necessárias. O sucesso da empreitada está na sua paciência, na sua determinação e na sua capacidade de entender que até "ontem" seu filho fazia xixi e coco em pé, andando, brincando. Não estava nem aí para lembrar que tinha de ir ao banheiro. A retirada de fralda obriga a criança a assimilar uma quantidade grande de informação. Impossível aprender, de cara, no primeiro dia. Elas precisam de um tempo.

 

Como tirar as fraldas

 

Selecionamos quatro passos para dar tudo certo. E no tempo certo...

 

1 – Observe

A criança que já sabe andar bem equilibrada e consegue identificar objetos começa a dar sinais de que chegou a hora. Outro sinal é quando ela demonstra incômodo com o uso da fralda. Isso costuma acontecer a partir de 1 ano e meio, e o treinamento pode ser iniciado. Ela vai aprender a controlar a saída de xixi e cocô em pouco tempo.

 

Dica: inicie o processo no verão porque a criança transpira mais, faz menos xixi e não veste tanta roupa como no inverno.

 

2 – O que é o que é?

Conhecer os nomes dos objetos, como banheiro e papel higiênico, e explorar o ambiente facilita a vida de quem começou a dar os primeiros passos rumo a uma vida sem fraldas. Ensine tudo: sentar no vaso, puxar a descarga, lavar as mãos. Esse período de reconhecimento dura, em média, dois meses.

 

Dica: deixe que ela escolha o vaso (com o redutor), como os pais fazem, ou o penico, que deve ficar sempre no banheiro.

 

3 – Treinamento diário.

O treinamento vai exigir muita paciência e determinação dos pais e de quem mais cuidar da criança. Ensine-a chamar alguém sempre que precisar ir ao toalete, deixe que fique sentada no vaso se tiver vontade. Nunca obrigue nem tenha pressa. Respire fundo e tente outras vezes no mesmo dia. E jamais brigue se não der certo.

 

Dica: abra a torneira, massageie a barriga e diga que finalmente ela vai ser "gente grande". Esse argumento funciona bem.

 

4 – Enfim, a retirada.

Quando a criança já consegue dizer quando tem vontade de ir ao banheiro, a fralda da manhã pode ser retirada. Comece o treino para a noite. Se for preciso, acorde-a durante a noite para que a cama não fique molhada. Até 4 anos, a maioria das crianças abandona as fraldas. O tempo dessa independência pode variar de acordo com o histórico familiar, o tempo de dedicação ao treinamento e o desenvolvimento fisiológico (controle do esfíncter) e emocional da criança. Se persistir, peça a avaliação de um especialista, como o urologista ou nefrologista.

 
posted by Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana at 8/10/2009, |

2 Comments:

legal seu post. o nathan já não gosta mais da fralda, mas com esse frio não da pra deixar sem. ele já mostra qndo quer fazer as necessidades, apontando o pipi ou pondo a mão no bumbum. as vezes da tempo de tirar a frada, as vezes não. vou esperar o verão pra tirar de vez.
bjoks
Vivi, aqui em casa o desfralde dos meninos foi super tranqüilo e eu não forcei nada. Quando percebi o interesse, a maturidade para isso, comecei aos poucos a retirada e graças a Deus, não tive grandes surpresas. Lembro que o Gustavo com 2 anos e 7 meses, nem a fralda noturna usava mais. Já o Gui, parou com a noturna um pouco mais tarde! Beijo e apreça de vez em quando!