My Stick Family from WiddlyTinks.com




Seu filho 2 anos

quarta-feira, 1 de julho de 2009
Faz sentido!

Todas as vezes que uma criança vê uma foto de sua mãe grávida, bem barriguda, escuta a frase: “Você estava na minha barriga nessa época.” Para a surpresa da mãe, a criança chega, silenciosamente, à seguinte conclusão: “Mamãe, então você é o lobo mau?” O vilão malvado que come a avó da Chapeuzinho Vermelho.
Isso acontece, pois a criança, a partir dos 2 anos de idade, começa a dominar as palavras, mas seu raciocínio, que difere do de um adulto, surpreende os pais pelas associações. Os especialistas explicam que o pensamento se dá dessa forma, pois a lógica, nos primeiros anos de vida, é primitiva e rígida e não admite que para a mesma questão existam várias possibilidades. Se para a criança a única forma conhecida de ir parar na barriga de alguém é sendo engolida pelo lobo mau, ela não tem dúvidas sobre isso.
Os adultos julgam que sempre explicam as coisas de forma fácil, mas não levam em conta a percepção e a lógica infantis, em que tudo funciona de maneira bastante específica, ou seja, concreta. Quando a mãe diz que vai chegar à noite em casa, ao escurecer a criança não compreende por que, afinal, a promessa ainda não foi cumprida. Ela não tem noção de horas. Para ela funciona assim: escureceu, mamãe chegou. Ou, se ela ouviu que as pessoas morrem quando estão velhinhas e de repente acontece de perder alguém ainda jovem, pode custar a entender.
Diante de situações como estas, a regra é simples: falar sempre a verdade, de forma clara e ter paciência. Com o tempo, as crianças percebem que um fato pode ter mais de uma explicação e vários fatos influenciam uma mesma situação. Entre os 5 e os 6 anos, a lógica vai, assim, aprimorando-se e ficando mais próxima à do adulto.


FONTE: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer
 
posted by Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana at 7/01/2009, |

6 Comments:

Oi Vivi!!! quanto tempo moça??
Olha, eu privei o blogger da Giulia, tinha muita coisa estranha acontecendo :(
mas me deixa seu mail que eu te envio um convite pra ler ele....vc foi uma das minhas primeiras amigas no blogger, tem que continuar acompanhando a vida da minha guria!!

Como está o Francisco?? muito sapeca?

beijos em vcs!!!

Dri
Ola passando por alguns blogs cheguei ate vc estamos em busca de novas amizades,tenho dois filhos um de dois anos e um e sete anos,me chamo Jackeline.
Seu filho o muito lindo,depois venha nos conhecer.
Bjs fiquem com Deus.
  At 3 de julho de 2009 às 05:29 Anonymous Anônimo said:
Oi querida que saudades!!!
Bjkas no Francisco!!!
Oi Viviane, parabéns ao Francisco pelos 2 anos de vida, que Deus continue o abençoando com muita saúde. Um óptimo dia para vocês. Beijinhos
Oi Viviane, parabéns ao Francisco pelos 2 anos de vida, que Deus continue o abençoando com muita saúde. Um óptimo dia para vocês. Beijinhos
muito legal esse post, adorei.
e parabéns pela comemoração, parece ter sido realmente deliciosa. faz tempo q não sei oq é sair pra curtir o maridão, heim....
AMIGA, VOU FECHAR MEU BLOG, ME MANDE UM E-MAIL PARA Q EU POSSA CONVIDÁ-LA:
aniellyrodrigues@hotmail.com
bjoks