My Stick Family from WiddlyTinks.com




MATERNIDADE um aprendizado constante e diário

quarta-feira, 29 de julho de 2009


MATERNIDADE um aprendizado constante e diário



Filho ensina, e muito. Uma das coisas que aprendi e que levarei para vida toda é que não existem conceitos pré-determinados para se criar um filho, filho não é como um eletrodoméstico que vem com manual de instruções e que caso apresente algum defeito pode ser devolvido por defeito de fábrica, tipo a gente adora julgar a vida dos outros, sempre é mais fácil resolver a vida de uma amiga do que a nossa não é mesmo e filho é isso, é fácil educar, impor regras e limites, estabelecer metas na criação, claro, muito fácil mesmo, mas só na teoria, pois um filho antes de tudo é uma pessoa, que tem alma, espírito, pensamentos próprios e que apesar de fazermos o melhor e o que julgamos certo na maioria das vezes eles podem não aceitar, impondo também suas vontades e isso já é demonstrado desde muito cedo.



Além disso, aprendi muitas outras coisas:



Aprendi...



Que minha vida será uma eterna mudança. Mudança o tempo inteiro. E mudança é aprendizado constante... Que, nesse caso, vem dos filhos, sim.

Que mudamos de ritmo e essa mudança começa logo de cara nos primeiros dias de convivência com seu bebê, passamos a dormir conforme os horários estabelecidos por ele, depois de um tempo até dá para ajeitar melhor, dormir um pouco mais à noite (quando paramos de amamentar à noite), mas mesmo assim a gente passa – para todo o sempre –a dormir com um olho sempre aberto. Nunca mais na vida dormiremos como dormíamos. Aliás, como é mesmo esse negócio de dormir? Esse foi o primeiro sutil indicio de uma grande mudança.

Que somos todos diferentes, não adianta termos a ilusão de que você molda você forma nada disso. O máximo que fazemos e ajudar a construir, a educar. Mas o cara é o cara.

Que amor de mãe é incondicional, um amor que não se mede um amor sempre disposto a cuidar.

Que ser mãe é a melhor coisa da vida

Que devemos aprender a interpretar sinais: uma sobrancelha franzida diz mais que todas as teorias

Que devemos estimular o afeto entre as pessoas, que devemos dizer "eu te amo" o tempo todo.

Que paciência tem limite, mas o amor, não.

Que Papai Noel existe, assim como o Coelhinho da Páscoa e a Fada do Dente.

Que não preciso de tantos sapatos, nem tantas bolsas pra ser feliz.

Que cada filho tem um temperamento e a gente tem de aprender a lidar

Que minha mãe e meu pai foram ótimos pais e que muitas vezes que o julguei intransigentes e arrogantes, eles estavam apenas querendo o melhor para mim.

Que meus pais são ótimos avós.

Que um abraço apertado ou um beijinho estalado pode ter um efeito relaxante imenso depois de um dia cansativo de trabalho; o amor está na simplicidade.

Que odeio injustiças, ainda mais com meu filho.

Que não tem hora certa pra estar com ele e ser feliz. Toda hora é hora

Que amamentar é uma delícia

Que sei inventar histórias

Que nenhuma mãe consegue acalmar seu filho toda vez que ele chora, na maioria das vezes sim, mas sempre tem uma vez ao menos que não.

Que posso ser uma filha melhor, ainda é tempo.

Que devemos prestar atenção nos detalhes e nas pequenas coisas da vida

Que não devemos esquecer de sermos mulheres ao mesmo tempo! Apesar de não ser nada fácil, pois estamos assumindo a tarefa de criar um filho e isso é muito importante e nos exige muita dedicação e empenho, mas acho que agora estou conseguindo resgatar algumas coisas do meu lado mulher.

Que devemos cavar por trás de cada coisa: choro e birra sempre têm explicação...

Que gosto de criança

Que posso comer um Mc Lanche Feliz para levar o brinquedo para casa e fazer a alegria de um filho. Antes de ser mãe, achava muito estranho sair com as colegas de trabalho e elas pedirem um lanchinho tão pequeno só para ganhar um brinquedinho e hoje faço isso constantemente, pois o prazer de ver aquele sorriso quando ganha um brinquedinho não tem preço.

Que gosto de brincar de carrinho, jogar futebol assim como fazer cabaninhas com edredom embaixo da mesa.

Que minha vida perderia a graça e o sentido sem ele.

Que ser mãe exige dedicação integral, pois por um bom tempo você viverá em função do filho, mas isso não é ruim... é bom, é maravilhoso

Que nas inúmeras tentativas de acertar com um filho, posso às vezes errar, pois errar é humano e que só erra quem tenta.

Filho, você me ensinou tantas coisas, me ensinou a escutar.

Escutar de verdade.

Com a alma, com o coração.

Filho você me ensinou a ser mais delicada.

A ter foco, leveza e estrutura.

Você me ensina diariamente que a vida é linda e uma eterna descoberta, infinita, de possibilidades incríveis.

Você me ensinou que viver vale a pena.

E me ensinou, acima de tudo, o que é gratidão e amor de verdade.



UM ABRAÇO FORTE EM TODAS MAMÃES !!!!

BEIJOS

Marcadores:

 
posted by Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana at 7/29/2009, |

1 Comments:

Que lindo!!!
Realmente, a maternidade é uma vida nova, nos faz uma pessoa melhor, mais justa, mais humana e mais madura com certeza.
E não há regras iguais pra duas crianças, mesmo sendo da mesma família! Cada um tem o seu jeitinho especial..!
Adorei!!!
Beijinhoss
ju e Clara