My Stick Family from WiddlyTinks.com




Porque incentivar a Leitura Infantil?

terça-feira, 10 de junho de 2008
Ler e viver a arte, sentir emoções, fazer viagens, conhecer mundos, costumes, cores, paisagens. questionar e encontrar as respostas, sentir-se no meio de uma multidão, mesmo estando só, e não sentir solidão. Percorrer ruas antigas ou modernas, voltar-se no tempo ou saltar vários anos adiante de si. Torcer, sofrer e sorrir com os personagens, desbravar matas e conviver com animais, numa aventura sem limites. A literatura, como qualquer arte, vai além da informação. É também formativa e possui um valor perene. Literatura cria as emoções e o prazer. Ela é para oportunidades únicas de encontro do individuo consigo mesmo e com os outros, trabalhando com o imaginário, ser lida, fluída com gosto, mesmo que solitariamente.


De quem é a Responsabilidade do incentivo a leitura?

A Responsabilidade em estimular o hábito da leitura nas crianças é dos pais e da escola. Temos que entender que gostar de ler não é um dom, mas um hábito que se adquire. Através da leitura as crianças começam a desenvolver o poder da imaginação, reflexão e argumentação.


Qual o resultado para quem gosta de leitura?

Criança que gosta de livro adquire mais rápido criatividade, autoconfiança, senso crítico e facilidade de captar a dinâmica do mundo que a cerca. Conduzir os filhos á descoberta do prazer da leitura depende unicamente da sensibilidade dos pais.

Por que ler para os filhos?

"O objetivo de uma escola sempre foi formar cidadãos capazes de ler o mundo , produzindo discursos orais ou escritos, adequados a diferentes situações..." (Adriane Andal - 2000). Ter em casa futuros leitores implica ir além desta concepção.

A leitura há muito deixou de ser uma simples prática escolar para transformar-se em um processo desencadeado pela necessidade de "leitura de mundo" e por isso deve ser iniciada desde a mais tenra idade, ou seja, no seio da família.

Pesquisas mostram que até os dois anos de vida o desenvolvimento do cérebro ocorre num ritmo bem acelerado, portanto, podemos concluir que tudo que for feito neste período, como conversar, cantar, demonstrar carinho, ler, entre outras coisas, será crucial para o desenvolvimento saudável da criança.

Ler para os filhos desde bebês, além de suprir-lhes do conhecimento necessário é também importante fonte de prazer, pois ao mesmo tempo em que oferecemos algo valioso para as crianças, a nossa presença, lhes brindamos com a possibilidade de "viajar" pelo mundo através das páginas de um livro. Assim, desde pequenas associarão leituras a momentos prazerosos, o que funcionará durante os primeiros anos de vida mais ou menos como uma "propaganda para a mente".

Os pais que estimulam a leitura ensinam os filhos a reconhecerem o ambiente onde vivem e a desenvolver atitudes que as influenciarão durante a vida adulta, tais como: confiança, respeito mutuo e compreensão, bases importantes para a adolescência.

Leituras saudáveis produzem leitores seletivos diante da avalanche de informações, e-mails, programas de TV, notícias etc., características comum do mundo contemporâneo, ao mesmo tempo em que expõem as crianças a sentenças complexas e bem estruturadas, forma positiva de ensiná-las a se expressarem bem, tanto ao falar quanto ao escrever.

Preparar leitores implica ainda na consideração de alguns pontos essenciais tais como: ler para a criança sem pressioná-la; manter sempre uma atmosfera agradável de cordialidade, descontração e informalidade; saber quando parar de ler, pois cada criança tem seu tempo de concentração; criar expectativas antes de virar a página de um livro com gravuras; dar ênfase á leitura com expressões, gestos, mudança na entonação da voz de maneira a dar vida á estória; fazer com que a criança interaja com a leitura; pausar em determinados intervalos perguntando e estimulando a criança a formular respostas bem elaboradas; selecionar livros que transmitam mensagens positivas, estimulantes e que levem á reflexão; procurar sempre locais e momentos calmos. A atenção a estes lembretes aliados ao bom exemplo dos pais quanto á leitura trará benefícios vitalícios para todos os envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de uma criança
 
posted by Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana at 6/10/2008, |

5 Comments:

Adorei o post sobre os livros! to doida pra comprar um livro de plastico ou pano para o nicolas mas por enquanto quase nada prende a atençao dele.
Oieeee! Que saudadeeee!!!!!!!!! Que post maravilhoso Vivi! Amo livros, amo ler, e principalmente contar história pra criança. É tudo de bom né. Meu filho tem um monte de livrinhos, mas o que ele gosta mesmo é de gibi, hehe. O bom é que ele passa tardes lendo os gibis. É muito bom incentivar os filhos lerem, principalmente qdo são homens, pois geralmente são mais desligados quanto a leitura e escrita.
Muitas beijokas carinhosas pra vc e dá uma beijoka bem gostosa na bochecha de Chiquinho por mim tá.
Oi Vivi!!!!
Como sempre, lindo seu baby!!!
Tambem acho super hiper importante a leitura desde pequeno!!Basta ele começar a amar livrinhos mesmo sem ler, que vai crescendo gostando e tomando gosto pela leitura. Im portantissimo!!!Adorei o post!!
Clarinha vai ter um montao!!!
E por falar nela, ta quase...rsrsrsrsr
Obrigada pela msg!!!!
Beijossssssssssssssssssssssss
Oi Vivi,

as opiniões são unânimes! Também acho muito importante o incentivo a leitura. Este tipo de estimulo tem de vir de casa, desde cedinho. Parabéns pelo post, muito interessante! Francisco está um gatinho! Beijinhos
Que coisa Vivi...sabe que eu pensei nisso ontem à noite!!!Alguém falar sobre a leitura, sobre incentivar as nossas ciranças a lerem, pois andei pensando muito no futuro dos nossos pequenos e sabemos q cidadãos de bem se fazem com coisas do bem como os livros!
Adorei o post!
Bjo.