My Stick Family from WiddlyTinks.com




Aprendendo a andar

terça-feira, 18 de março de 2008
Como Francisco está nessa fase de experimentar coisas novas e o novo tem sido caminhar por tudo com auxilio, achei bem legal o texto que segue:

Há momentos que a gente nunca vai esquecer: a reação ao descobrir que estava grávida, levar o bebê para casa pela primeira vez... e assistir às primeiras tentativas de andar.
Nesse momento você esquece de todas as noites mal dormidas e tudo o que você fez até agora valeu a pena. Geralmente, com nove ou dez meses, o bebê estará levantando-se sozinho usando o sofá, uma cadeira, ou seja, lá o que for que estiver ali por perto como suporte. E quando ele se sentir a vontade com esse procedimento ele vai querer começar a dar os primeiros passos. Primeiro vem um ou dois movimentos das pernas em uma tentativa de mudar de suporte ou alcançar a um objeto distante. De agora em diante é só uma questão de tempo até que ele corra pela casa afora.
Não tenha pressa. É comum os pais ficarem ansiosos, mas, o bebê vai andar no tempo certo para ele. A médias das crianças dão os primeiros passos entre nove e 12 meses de vida. Mas não é raro as crianças que andam um pouco mais tarde que isso. E, bem poucos andam antes.
As crianças desenvolvem de maneira diferente e nem todas passam pelos mesmos estágios. Alguns bebês não engatinham, eles passam da fase de sentar-se direto para levantar-se e andar. Outras se sentem perfeitamente à vontade engatinhando e continuam assim até o segundo ano de vida.
É sempre interessante ver a expressão no rosto da criança quando dá os primeiros passos. É uma expressão de surpresa. E quase sempre a reação é olhar para quem estiver do lado como quem diz "Você viu o que eu acabei de fazer?". Isso pra não falar na expressão no rosto da mãe. Deve ser ainda mais interessante.
Você pode contar com muitas tentativas mal sucedidas. E agora as fraldas vão ter duas funções, sendo uma a de amortecer as quedas. Mas isso é normal, incentive o seu filho sempre com elogios e sorrisos à suas tentativas. Ajude-o, ofereça sua mão e suporte. Depois de alguns dias você vai ver como ele vai ter progredido rápido. Procure deixar o caminho livre para o bebê. Se for necessário tirar tapetes do chão, tire.
O entusiasmo do bebê somado com sua paciência e amor são um ótimo começo para essa nova fase da vida em dois pés.
Quando a criança está aprendendo a dar os primeiros passos, sem dúvidas, de pés descalços é melhor. Assim que criança começa a levantar-se, você pode tirar sapatinhos e até meias. Os pés descalços oferecem para a criança maior estabilidade e oportunidade para conhecer o seu próprio equilíbrio. Também, ela pode firmar os dedos no chão e isso fortalece seus músculos dos pés.
Claro que o seu bebê não vai poder passar o tempo todo descalço.
Ele vai precisar de sapatinhos ou sandálias para proteger seus pés do frio ou de superfícies ásperas. Quando o seu bebê já for capaz de dar uns passos e você quiser andar com ele fora de casa, você pode calçar sapatinhos. Procure um calçado de sola reta e flexível. Se for sandália, procure uma que prenda bem o pé, para não escapar e causar uma queda desnecessária. Se for um sapato fechado, como um tênis, cuide para que não esteja muito apertado nem muito grande.

Fonte : http://www.e-familynet.com
 
posted by Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana at 3/18/2008, |

7 Comments:

Essa fase em que as crianças começam a andar é muito legal mais acho que é também a fase mais trabalhaso né ?

Beijos
Oi nossa que cantinho mais gostoso heheh adorei. Eu ainda estou aprendendo a mexer mais chego la neh hehehe.
Agora vou ler tudo por aqui e aprender com vc rs.
Beijim
Nossa este text me fez lembrar da Bibi quando ela começou a andar , é tão gostoso , quando vi ela ensaiand os primeiros passinhos sozinha enlouqueci rsrsrs, ela só andou mesmo uma semana antes de fazer um ano !!!

Ah amiga e eu to planejando assim , que o Caio fique no quartinho dele , e eu vou ficar com ele lá e Bibi no meu quarto com papai , mas so por enquanto depois quero Bibi lá com Caio ...são planos, espero concretiza los rsrsrsrs

Beijão e as fotos estão lindas!
Oi linda e lindão!!!
Isabella tb está nessa fase de querer experimentar tudoooo.
Tb tem amado andar com alguém segurando suas mãos e abre cada sorriso gostoso...pena que não podemos estar disponíveis o tempo todo para ajudar os filhotes a descobrir o mundo a sua volta, mas tá valendo.
Beijos
Que coisa boa! Agora o trabalho dos pais fica ainda maior, mas a cada fase do bebê dá uma sensação de vitória, né?
Beijão.
MUITO LEGAL NEH?
MAS AGORA TEM Q FIK DE OLHO!!RSS
BOM FERIADO PRA VCS!
BEIJOOOS
Agora ninguém segura o Franciscoooo rsss... primeiro sinal de independencia, que gracinha! Cada dia mais lindo.. parabens! Beijos