My Stick Family from WiddlyTinks.com




Nasce um artista - 1 a 2 anos

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
Achei legal !!!!


Seu filho lhe entregou, dia desses, um rabisco feito num papel sulfite dizendo que aquilo é a mamãe? Pode acreditar que ali ele desenhou a mãe. Mas do jeito que uma criança de 1 ano e meio é capaz. Esses rabiscos têm o nome de garatuja. São desenhos não-estruturados que mostram mais sobre a vida da criança, o que ela gosta. Além de forma de comunicação, esses rabiscos são também os passos iniciais dele no mundo das artes. Por isso, quando receber, elogie, pergunte o que é, quem são as pessoas, animais, objetos que aparecem ali.

Esses traços indicam a quantas anda o desenvolvimento neurológico e seguem uma seqüência, assim como o desenvolvimento motor e o da linguagem. Veja como o rabisco do seu filho evolui:

– Os primeiros “desenhos”, isto é, rabiscos, são longitudinais, ausentes de controle motor, e podem surgir por volta de 1 ano e meio. Os movimentos partem dos braços ou ombros.

– Entre 1 ano e 8 meses e 2 anos, surgem os movimentos circulares, intercalados com retas. Há, nesta fase, maior controle sobre os músculos da mão.

– A partir dos 3 anos, eles se fecham em formas independentes e ganham significado, ou seja, a criança lhes atribui nomes e conta histórias sobre o que retratou. Nesta fase, aparecem os primeiros indícios de figuras humanas. Aumenta a coordenação motora sobre os pulsos e dedos.

– A partir dos 4 anos os desenhos se tornam cada vez mais estruturados e já é possível perceber se a criança tem habilidade para o tema. As idades são apenas uma referência. A evolução da garatuja depende do perfil e do interesse de cada criança (há aquelas que adoram brincar e não se ligam numa caixa de desenho), além da qualidade dos estímulos e se ela freqüenta ou não a escola. Incentive a prática sem pensar que mais tarde terá um substituto de Pablo Picasso em casa. Um ambiente estimulante é ter em casa, à mão, papel e vários tipos de lápis, canetas e tintas, para ela desenvolver familiaridade com o material. E acostume-se com a idéia de que essa familiaridade pode se estender para paredes, portas, sofás, armários.

A fase dos primeiros rabiscos serve como um pequeno treino para facilitar a introdução da criança no mundo das letras porque a evolução da garatuja acontece paralela ao desenvolvimento cognitivo da criança.

Fonte: Site Revista Crescer
 
posted by Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana at 12/29/2008, |

2 Comments:

Oie!!!!!!!! estou te devendo essa visitinha... rs
Eu assinei a revista Pais e Filhos, mas me arrependi, gosto mais da Crescer... tenho revista que nem abri... pois não me sobra tempo pra nada... gostei da matéria...
Estou passando pra desejar um FEliz 2009!!!! cheio de coisas boas ao lado do Francisco!!!
beijoooooooooooooos
Nossa, que interessante!!! Boma gente ler coisas sbre crianças, ando muito interessada nisso ultimamente (porque será, rs).
Beijos nossos e boa passagem de ano!