My Stick Family from WiddlyTinks.com




Hora de tirar as fraldas

segunda-feira, 1 de setembro de 2008
Tô pensando em começar a tirar as fraldas do Francisco no verão, procurando na net achei essas matérias e resolvi compartilhar.

Beijos


Quando devemos iniciar o controle dos esfíncteres das crianças? A idade ideal para dar início a este procedimento é perto dos dois anos. Para a criança ter sucesso neste desafio, é necessária uma maturação neurológica. Alguns pais começam o treinamento muito antes dessa idade, no entanto, isso só estressa a todos porque o controle de fato se dá com dois anos ou mais. Entre um ano e meio e dois anos, os pais devem cuidar da resolução da fase oral, para que a criança possa ir para a nova etapa tendo a anterior totalmente resolvida. Para isto, alguns passos devem ser seguidos:
1- Iniciar a criança no banho de chuveiro: ela deve começar a aprender a tomar o banho sozinha e treinar suas habilidades motoras. Não se esqueça do tapetinho, da alça de apoio no box e de um "kit banho" bem divertido.

2- Trocar o berço por uma cama nova: Leve a criança junto para comprar a cama. Isto inclui uma colcha com o super-herói do momento, almofadas, etc. Não se esqueça das prateleiras, dos livros de histórias e jogos de percurso. A grande preocupação neste momento é trabalhar a independência e a autonomia. É hora de introduzir a nova rotina do sono, incluindo sempre histórias e joguinhos, com o pai e/ou a mãe. O acesso à chupeta e à mamadeira deve ser postergado, afinal quem já toma banho sozinha, dorme em uma cama, tem livros e joguinhos não usa mais chupeta e nem mamadeira. No entanto, se a criança insistir, dê a chupeta apenas após a história e retire-a logo que o pequeno adormeça. O leite deve ser evitado a todo custo para não colaborar com a formação de "cáries de topo". Se não houver acordo com a criança, a quantidade de leite a ser ingerida deve diminuir dia após dia. Assim como a chupeta, o leite também deve ser dado somente após a leitura da história, sem muita pressa. Faça com que a criança permaneça na cama enquanto aguarda pela chupeta ou pelo preparo do leite.

3- Superada esta etapa, é hora de retirar a mamadeira matutina e introduzir o café da manhã junto aos pais, à mesa. O café deve ser bem diversificado para seduzir a criança e com isso fazê-la esquecer a mamadeira. O leite puro pode ser servido no copo acompanhado por um canudinho ou até mesmo uma colher. Não estranhe se a criança começar a ingeri-lo em menor quantidade. Nesta fase, é normal que ela passe a substituí-lo por iogurtes, queijos e derivados.

4- Independente no banho, na cama e na alimentação, a criança agora está pronta para a última etapa - o controle dos esfíncteres anal e vesical. É hora de sair levando a criança para comprar as calcinhas ou cuecas. Não se esqueça que seu filho deve ser o agente das mudanças e deve participar ativamente de cada etapa. É importante mostrar a ele todas as conquistas obtidas e o quanto ele já cresceu. Como criança grande não usa mais fralda, ela própria deve "guardar" suas fraldas e, no lugar, colocar as cuequinhas/calcinhas.

5-Quando iniciar a retirada das fraldas, faça isto tanto de dia quanto à noite. Se a criança dormir a noite toda, nunca a interrompa. Se ela acordar reclamando, seja complacente e compreensivo nas três primeiras vezes, depois seja firme e aumente a exigência dizendo onde é que se faz xixi.

6-A ingestão de líquidos à noite deve ser controlada. De manhã, a primeira coisa a fazer é levar a criança ao banheiro. Se ela acordar seca elogie. Se acordar molhada, dispense comentários. A situação por si só já é bastante constrangedora. Piniquinho ou redutor? Tenha os dois à mão. A criança deve decidir onde ela se sente mais confortável. Se for no redutor, apóie os pés da criança para evitar a desagradável sensação de formigamento nas pernas.

7-Quanto tempo deve ficar no banheiro - não mais que 10 minutos para fazer cocô e de 2 a 3 minutos para xixi. A própria criança deve dar descarga no produto dela. Ajude-a no começo. Respeite a sua privacidade, vá se afastando gradualmente e peça para ser chamada quando ela terminar. Nunca diga: "vamos fazer um cocô bonito para a mamãe e/ou papai ver...".

8-Cumprimente-a se ela for bem sucedida na tarefa. Se não, diga apenas: da próxima vez você conseguirá. Nunca pergunte à criança se ela quer ou não ir ao banheiro. Leve-a a cada 30 minutos. Se ela estiver brincando, leve-a de volta para a brincadeira sempre.

9-Dica para proteger o colchão e deixar a criança menos molhada: envolva o lençol de baixo com Comofral. Se ela perguntar, diga apenas que é para deixar a cama fofinha.


Fonte: http://www.guiadasemana.com.br/noticias.asp?ID=12&cd_news=6479


Quando retirar as fraldas?

O início da retirada das fraldas sempre gera grandes dúvidas nos pais. Esse deve ser um momento tranqüilo, considerado como parte da vida da criança e dos pais e encarado sem angústias.

O seu bebê está crescendo, tornando-se mais independente e deixando a mamãe mais livre também. É uma nova etapa, uma nova relação entre pais e criança que começa.

Os pais não devem ter pressa nesse processo. Uma criança que não tem maturidade suficiente para controlar seus esfíncteres (músculos que controlam a saída da urina e fezes) e é forçada a deixar as fraldas, pode ter sérios problemas de incontinência urinária ou de intestino preso. Portanto, não há nada melhor do que dar tempo ao tempo.

A criança precisa ter algumas habilidades para começar ficar sem as fraldas. Ela deve conseguir ficar sentada sozinha de 5 a 10 minutos, andar, falar para conseguir pedir para ir ao banheiro e tirar suas roupas que devem ser de fácil manuseio, como a de elásticos.

Geralmente, uma criança de 2 anos de idade já se encontra pronta para o início da retirada das fraldas. Nunca se esqueça que cada criança tem o seu desenvolvimento e o seu tempo para aquisição de habilidades. Respeite o momento de cada criança.

Tá chegando a hora - Uma dica para reconhecer que já pode começar o treinamento é quando a criança aponta ou comunica que está suja ou que está fazendo xixi ou cocô ou então quando se interessa pelo o que os pais ou irmãos vão fazer no banheiro.

Explique sempre o que acontece no banheiro de forma que a criança possa entender que aquele lugar é o ideal para fazer o xixi e o cocô. Deixar a porta do banheiro aberta faz com que a criança imite os mais velhos e perceba que esse “ritual” é corriqueiro.

Para iniciar o processo, compre um penico de escolha da criança e deixe no lugar em que a criança costuma brincar. A criança deve explorar o penico (não a deixe colocá-lo na cabeça) e ser estimulada a sentar nele com roupa, enquanto os pais explicam para que serve ou brincam com ela.

Quando a criança estiver familiarizada, coloque o penico no banheiro e passe as eliminações da criança da fralda para o penico na presença dela, sempre conversando e explicando o que acontece. Comece a deixar a criança de calcinha ou cueca sentada no penico.

Quando a criança conseguir passar uma grande parte do dia seca já se pode retirar a fralda. Não deixe de oferecer o banheiro ao pequenino várias vezes ao dia. Após o início do controle, ainda leva de 5 a 6 meses para que se efetue. Deve-se adaptar o vaso sanitário para a criança e estimular a utilização assim que estiver fazendo uso efetivo do penico.

Nunca retarde a ida ao banheiro quando a criança pedir. Respeite seus limites e capacidades. A fralda noturna pode ser retirada quando a criança começa a acordar seca. Isso acontece logo depois do controle diurno. As fezes são controladas um pouco mais posteriormente.

Vida sem fralda - Prepara-se para encontrar a cama molhada no começo do treino da retirada das fraldas noturnas. Isso é normal. Entre os dois e cinco anos de idade, a criança não tem total controle esfincteriano e podem ocorrer acidentes. Evite oferecer líquidos antes da hora de dormir e leve a criança ao banheiro antes de deitar ou mesmo durante a noite.

Não puna ou castigue a criança por ter fracassado. Essa atitude só atrapalha o aprendizado da criança. Elogie sem exageros quando a criança obter sucesso. Muitas vezes poderá ficar sentada no penico e no vaso sanitário sem fazer nada e assim que sair urinar ou fazer coco na roupa. É normal, o controle esfincteriano está começando. Limpe a criança e faça tudo de modo natural.

Meninos e meninas aprendem primeiramente sentados. Os meninos devem ser estimulados a fazer xixi em pé como o papai depois do controle já adquirido.

Algumas crianças regredirem nesse processo, pois podem querer chamar a atenção. Um motivo bastante comum para a regressão é a chegada de um novo irmãozinho.

Faça desse momento um período de trocas com seu filho. Dê muito amor e carinho. O único trabalho dos pais é criar condições para que o processo de aprendizado seja o mais descontraído possível.


Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/bb2a3/quando_retirar_as_fraldas.htm
 
posted by Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana at 9/01/2008, |

3 Comments:

Acho que devo ser uma louca...estava pensando em tirar as fraldas agora no verão, quando a Giu fizesse um aninho...pelo jeito é muito cedo, hihihihi....vou esperar os dois anos, mais ou menos!
bjsss
Oi Vivi, saudades de vcs no menu cantinho! Adorei as fotos do Francisco na fazenda! Lindas. Curti cada uma delas! Rsss Olha só... não tive tempo de ler a reportagem, mas como mãe de dois deixo a dica... só comece a tentar tirar as fraldas se o Francisco já indicar sinais de que quer... de que entende o que é... comigo, foi bem rapidinho, mas só comecei quando percebi que estava na hora deles!
Achei uma graça o seu blog e o o lindo Francisco. Sou a mamãe da Isadora, do Blog Nós Duas, e achei o seu endereço no blog da mamãe Lu, do Rio de Janeiro. beijo, voltarei, Priscila.