My Stick Family from WiddlyTinks.com




SONO - Como é nossa atual rotina -

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Assunto de hoje: ROTINAS DE SONO

 

Bom, hoje vou escrever um pouco sobre a rotina de sono do Francisco. Tenho lido em vários blogs postagens que falam sobre isso e resolvi contar um pouco de como é lá em casa (preparem-se, porque eu me empolguei e o post ficou hiper comprido...).

 

Bom, primeiro quero dizer que sempre fui da opinião que criança deve ter um horário para dormir, independente da rotina da família indiferente     se tem visitas ou não. Mas também foi mais uma das coisas que aprendi com a maternidade, nem tudo dura para sempre.

 

Bom, começando pelo começo rsrsrs... Francisco sempre mamou horrores à noite, era um reloginho até uns quatro meses mais ou menos, acordava a cada 2hs para mamar e ficava mais de 1h acordado, era toda aquela função, mama, põe para arrotar, logo no inicio trocava a fralda, mas depois ele começou a usar fraldas noturnas e pulamos essa parte, às vezes dava soluço, ai tomava mais um pouquinho de leite e quando achávamos que ele iria dormir que nada, ficava lá com aqueles olhinhos arregalados, não chorava nem nada, mas ficava acordado... eu acabava ficando acordada com ele, as vezes era o pai quem ficava, a gente revezava era uma vez pra cada um, foi a época que mais assisti Jô Soares e Intercine, como resultado no outro dia estava com muito sono mais parecendo um bagaço, foi assim por todo esses longos e intermináveis 4 meses, se fiz certo ou errado não sei, mas sei que nunca deixei ele lá sozinho no bercinho para adormecer, talvez podia tenha dado certo? até poderia, mas não tentei e nem sei. )

 

Depois o Francisco diminuiu as mamadas e regulou um pouco seu sono, mas ainda assim acordava ao menos três vezes para mamar... Uma época que foi difícil foi minha volta ao trabalho, ele seguia mamando no peito e por ficar o dia todo longe de mim, a noite chegava a mamar a cada 1h, mais uma vez tive a mega ajuda do marido, que pegava o Francisco no berço, me entregava, eu dava de mamar e ele colocava de novo no berço. Claro, teve também a fase dele dormir com a gente (por toda noite, mas isso fica para um outro post).

 

Com 11 meses ele largou o peito, mas mesmo assim mamava na madeira às vezes até duas vezes ao longo da noite. Foi muito difícil fazer com que ele não acordasse para mamar. Pois nas muitas vezes em que tentávamos não dar a mamadeira ele chorava, acabava perdendo o sono, levamos um tempinho seguindo a rotina de fazer com que ele não mamasse e voltasse a dormir.

 

A primeira vez que ele dormiu a noite toda, nem acreditei, foi um pouco antes dele completar um ano, mas também foi só uma noite, um brinde digamos...E logo ele voltou a acordar ao menos uma vez a noite.

 

Até completar dois anos ele dormia por volta das 20h30min e 21hs, era sagrado, não precisava esforço algum, não tinha ritual a seguir, nada, era dar mamadeira e ficar deitado com ele, de uma hora para outra virava para o lado e dormia. Eu achava que era o horário ideal para ele dormir, pois assim eu podia fazer outras coisas depois e não ir dormir muito tarde, pois no outro dia as 6hs da manhã tinha que levantar.

 

A questão é que no intervalo de 12 meses entre o primeiro e o segundo aniversário passamos por várias fases do sono... Pois antes o Francisco dormia até três sonos curtos durante o dia e quando isso acontecia ele acordava no meio da noite, nem que fosse para resmungar um pouco. Aos poucos fomos adequando a rotina do sono diurno para uma vez ao dia e por um período mais longo, logo após o almoço.

 

Isso ajudou muitooo e fez com que ele dormisse bem melhor à noite. Sendo que em muitas era direto até o outro dia.

 

Teve também a fase das noites mal dormidas quando os dentes começaram a sair, que foi após o aniversário de um aninho. As noites que ele queria apenas brincar afinal passava o dia longe da gente e queria atenção, coisa que entendo até certo ponto, mas que às vezes, no auge do cansaço tentava sutilmente cortar.

 

Nessa época a rotina de sono do Francisco era bem instável... Algumas semanas dormia direto das 21hs até as 7hs da manhã do outro dia, mas bastante a gente ficar feliz e logo começava a acordar de noite, sempre aparecia uma virose ou um dentinho para quebrar a rotina...

 

Quando ele começou a dormir a noite inteira, por mais de um mês lembro que decidimos não contar para ninguém,  para não "gorar". Só que não adiantou muito não rsrsrsrs.

 

Ao longo desses meus 26 meses como mãe, aprendi que não existe uma rotina única de sono para o Francisco: a cada mínima mudança em seu desenvolvimento, ou no ritmo da sua vida as rotinas vão sendo reprogramadas e ajustadas da melhor maneira para o bem estar de todos, tenho tentado manter o que vem dando certo e corrigir o eu há de errado, mas tudo isso sem deixar de lado a maravilha que é ficar até altas horas brincando com ele e com o pai, às vezes de esconde-esconde e em outras de barco em cima da cama rsrsrs ... As exceções também são bem vindas lá em casa, nessas horas tento manter o bom senso para não bagunçar demais a cabeça dele.

 

Tem sido um aprendizado e tanto a maternidade, alguns aprendizados são:

 

Que nada é para sempre.

Que às vezes tudo vai bem, muito bem e de uma hora para outra temos que mudar a tática.

Que paciência é essencial, mas que dá pra sair de cena e perder o controle às vezes, eu já perdi.

Que existe muitos livros maravilhosos sobre maternidade, filhos e família.

E que cada um é único, sem manual e sem produção em serie.

E o mais legal é que tem muitas mães bacanas para dividir nossas angustias, trocar experiências, tentar algo que deu certo com alguma amiga.

 

A quase - rotina atual tem sido: jantar, brincadeiras que às vezes a três ou às vezes só com o papai ou com a mamãe, depois enquanto um troca a fralda o outro faz a mamadeira, ai ficamos deitadinhos assistindo TV um pouco, normalmente um desenhos ou um filme, em outros dias contamos historinhas onde até o Barney e o Pica Pau são amigos ( tá ai mais um assunto pra postar o incrível poder de inventar historias e de como elas me dão sono rsrsrsrs ), e por fim adormece entre 22 e 23hs,dormindo a noite todinha só acordando no outro dia entre 7 e 8 hs.

 

Bom, já é hora de dar um fim neste post que ficou enormeeeeeeee – e o que dizer para finalizar – que estamos ai na luta, todo dia aprendendo e ensinando e que temos de estar sempre prontas para possíveis quebras de rotina.

 

Não sei até quando a rotina que foi até a noite passada vai seguir lá em casa, talvez hoje já não funcione, talvez dure até o final do ano, não sei ao certo... Mas sei que ainda terão algumas mudanças, uma delas vai ser o Francisco sair do nosso quarto e passar para o quartinho dele, e isso ainda vai render muitos posts quilométricos rsrsrsrs..

 

Beijos e obrigada para quem chegou até aqui.

Marcadores:

 
posted by Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana at 9/15/2009, |

5 Comments:

ufa! cheguei ate o final...rs
Sabe, ando acabada com essa historia de sono...
O bom eh saber que nao sou a unica, nem a primeira e nem a ultima... e um dia isso passa! Tudo eh uma fase, que devemos tentar ver com bom humor (qdo o sono deixa...rs)
amei o post!
Opa! também cheguei até o final e ADOREI o post, me identifiquei muito...ou melhor a Giu se identifica muito com o Francisco! heheheh.
Por aqui tb já passamos por várias fazer, a melhor foi a fase em que eu dava a mamadeira pra Giu no berço e saia de perto...ela mamava, largava a mamadeira no cantinho do berço e dormia sozinha a noite toda....durou um meio ano assim, Oh felicidade.....mas depois vieram os dentes, até os 14 meses ela só tinha 2 dentes , aí vieram 8 de uma vez só e desde então tenho que ficar do lado do berço até ela dormir. As vezes ela acorda de madrugada e nem perco meu tempo, coloco o berço dela do lado da minha cama.
Mas em geral não posso reclamar!

Tem tido acesso ao blogger da Giu?? coloquei senha nele e não lembro se te adicionei!!!

Ah! as canecas são R$4,50

bjssssss - saudades daqui!!
Oi Vivi, adorei ter vc no nosso cantinho... sinto saudades de vc! Rssss E sobre o post... ia lendo e ficando com vontade de escrever a rotina dos meninos... nossa!!! Quanta coisa já passou nesses anos... e olha que o Gui acabou de fazer 7... rsss Agora, na atual fase do Guilherme, ele dorme 19:30 e só acorda no dia seguinte, 6:20h, para ir para a escola e o mais incrível é que tem umas 3 semanas que dorme sozinhono seu quarto! Consegui! Ehhhhhh! Quanto ao outro... chega durante a madrugada... só o vejo ao meu lado quando acordo... não me chama, nem ao pai, simplesmente deita e dorme... mas antes, acordava sempre várias vezes... agora não... vou ter que escrever sobre isso, rssss... próximo post! Beijo
Oi Viviane, concordo plenamente com o que postaste; realmente nenhuma rotina é para sempre e por vezes temos mesmo de mudar de táctica. Eu ainda estou a tentar melhor o sono do David e por vezes ele dorme a noite inteira e outras vezes, acorda de madrugada, rsrs. Um óptimo dia para vocês. Beijinhos
Oi Vivi! pra encomendar é só entrar em contato comigo pelo meu mail
adriana@saomarcos.br

bj