My Stick Family from WiddlyTinks.com




quinta-feira, 10 de janeiro de 2008
Mais uma ida ao P.A. nessa semana

Final da tarde de ontem minha mãe me liga:

- Viviane to te ligando pra dizer que vou levar o Francisco na emergência,
- Pq mãe ?
- Ele já fez coco cinco vezes e bem mole.
- Mas ele ta bem ou ta choramingo e quietinho ?
- Ele ta bem, é só para ter um parecer medico.

Uns cinco minutos ligo pra casa pra ver se eles já haviam saído...
- Alô mãe.. vcs não foram ainda ?
- Já estamos saindo, mas não fica preocupada ele tá bem...

Como assim não fica preocupada, helloooooooooooooo.... é normal ficarmos preocupadas, queria estar lá naquele momento mas tudo bem, combinei que iria sair do trabalho as 18hs e desceria lá...

Na semana passada eu tinha marcado um horário com uma moça para fazer uma drenagem linfática, na mesma hora liguei e desmarquei, remarcando de novo para sábado.

Quando estava no meio do caminho meu pai me liga dizendo que já haviam sido liberados e estavam indo para casa pois o Francisco estava com fome e queria jantar. Bom, só em saber que ele estava com fome, era um bom sinal.

A medica examinou e não encontrou nada, nem febre, nem diagnosticou como virose alguma... disse pra continuarmos observando...

Cheguei em casa e ele estava bem, mamou no peito e não fez mais coco, só hj cedinho...

Mas ele ta bem, se alimentando bem, brincando...
Amanhã minha mãe vai levar ele na pediatra dele para uma consulta.
Eu continuo achando que é dente, mas não sei...

Procurando na net achei algumas coisas legais e resolvi compartilhar com vcs :

Dentição

Cada bebê assim que nasce possue, escondido sob as gengivas, a base de seus vinte dentes de leite. Na realidade, começaram a serem formados durante o sexto mês de gestação, buscando no sangue materno todos os sais (cálcio, fluor e fósforo) indispensáveis para a formação do esmalte e da dentina. Mas quando eles começarão a aparecer? Em geral, os primeiros dentes apontam aproximadamente aos 6 meses, mas esta previsão varia de bebê para bebê. Alguns antecipam, outros atrasam, em geral um ou dois meses. Eis alguns sinais que antecedem o aparecimento dos primeiros dentinhos:

- Salivação abundante: é muito característico que os bebê "babem" de modo excessivo. O desconforto, a dor, ou a coceira provocados pelo estiramento das mucosas da gengiva provocam uma maior salivação. Tome cuidados especiais, secando constantemente a boca de seu bebê para evitar que a saliva irrite a pele do queixo e das bochechas.

- Gengivas inchadas: outro sinal muito característico, que geralmente provoca dor e incômodo. Pode-se notar embaixo das gengivas a marca do dente que está para nascer. O bebê se torna irritado, agitado, pode até perder o apetite e o sono habitual. Para aliviar o desconforto, passe uma gaze banhada em água fria, ou use uma pomada específica que você pode solicitar uma indicação ao pediatra. Evite dar ao seu filho alimentos ou bebidas quentes que aumentam a sensação de irritação.

- Vontade de morder: não confunda com fome ou agressividade o fato que seu filho pega tudo o que encontra e morde com tenacidade. É o modo que ele encontra para massagear suas gengivas, que tanto o incomodam. Compre brinquedinhos especiais de borracha, em gel ou que podem ser resfriados na geladeira.

- Febre e diarréia: muitas mães associam estes distúrbios ao fato que os dentes estão por nascer. Realmente, um pouco de febre ou uma diarréia imprevista podem ser causados pelo aparecimento dos dentes. Porém, preste atenção para não confundir estes sintomas como sendo pelo surgimento dos dentes com alguma doença mais séria.

Quando aparece o primeiro dentinho? O nascimento dos dentes tem um ritmo todo pessoal, que varia a cada bebê. Mesmo a cadência com que aparecem pode ser variável. Abaixo, temos uma tabela que mostra a periodicidade e a ordem em que eles aparecem:



Por volta dos dois anos e meio, o bebê apresentará todos os seus dentes de leite. Dos 3 aos 6 anos, eles se estabilizam, e dos 6 aos 9 anos tem início a troca dos dentes permanentes.

Os controles com o dentista: assim que a dentição de seu filho iniciar a nascer, mantenha um controle costumeiro, para verificar se respeitam as posições corretas (incisivos centrais, incisivos laterais, primeiros molares, caninos e segundos molares). Quando seu filho completar todos os dentes de leite, é hora de consultar um dentista, e a partir de então manter consultas de forma rotineira .

Diarréia
É o sintoma que caracteriza, juntamente com o vômito, infecções gastrointestinais causadas por virus ou bactérias. Perdas líquidas e contínuas são o sinal inconfundível da diarréia. Porém muitas vezes pode-se ficar na dúvida, especialmente com um bebê de poucos meses que habitualmente tem fezes moles. Então como identificar a diarréia com segurança? É diarréia quando a frequência supera o número habitual (na prática, mais de 6 ou 7 vezes ao dia). O aspecto das fezes também é importante: são aquosas ou semi-líquidas, com uma coloração marron.

O que fazer? Aumente a ingestão de líquidos para evitar a desidratação; no caso de crianças maiores evite os laticínios em geral, pois o leite pode aumentar ainda mais o problema; não dê medicamentos sem indicação médica, pois além de não serem úteis na maioria das vezes, podem prejudicar ainda mais a flora intestinal. Se seu bebê tem febre alta, o pediatra poderá indicar um antifebril. Para crianças maiores pode-se seguir uma alimentação mais leve, a base de batatas, cenouras e arroz, e também chá com bolachas. Após alguns dias, passada a fase aguda, retorna-se à alimentação normal. Lembre-se sempre de dar bastante líquidos ao seu filho, para evitar que ele se desidrate.

Fonte: http://www.clubedobebe.com.br

Beijos e boa quinta para todas
 
posted by Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana at 1/10/2008, |

6 Comments:

Obrigada Vivi pelas dicas...eu estou fazendo exatamente isso, massagens com oleos, estava dando algumas gotinhas de dimeticona...mas gora cmecei um tratamento homeopatico

um beijos pra vcs e tomara que não seja nada de mal com Francisco
Oieee! QUe bom que Chiquinho ta melhor. Menina que dicas mais preciosas. Está ficando muito educativo esse blog hein, hehe. Uma beijokinha carinhosa nesse bebe lindão e nessa mamãe lindona!
Muito chato isso de não poder acompanhar o nosso filhinho ao medico, ao pronto socorro...bem...pelo menos ele fica com sua mãe e mesmo assim vc se preocupa...imagina criança que fica a dia inteiro na creche....nossa....nao quero nem pensar agora sobre isso.
Melhoras para o francisco, ta?
nao fica muito tempo sem dar noticias nao.
bj
lilian e nicolas
Oie Vivi...realmente a homeopatia está dando efeito...hoje o Rafa mama, dorme direto...uma beleza

Sobre a montagem foi meu marido...ele é desiner gráfico...ficou lindo né !!!

beijão !!!
Oi Vivi, que bom que foi só um susto e o Francisco está bem, o Felipe também me assustou essa semana...rs... Ah, te linkei no meu blog tá? Super beijo :)
Vivi os meninos tiveram diarréia e febre, além da perda de apetite. Gustavo ficou mais enjoado que o Gui e chegou a ter febres. Acredito que isso no Francisco possa ser os dentinhos. Beijo